12.20.2010

As Crianças e os Livros

As Crianças e os Livros

"As pessoas que não leram perderam qualquer coisa de muito importante, como quem perde pessoas. sentimentos, afectos sem dar por isso." (Clara Ferreira Alves).
Os livros são caminho certo para a alegria! São caminho para a imaginação! São caminho para a fantasia! São caminho para o maravilhoso! São caminho para a criatividade!
Os livros são isto tudo e muito mais. Disto tudo precisa a criança para crescer, para se desenvolver, para ser feliz.

Os livros e a criança
! Levar, como, a criança aos livros? Levar, como os livros à criança?

Em primeiro lugar, ler e contar-lhe muitas histórias, desde muito cedo. As maravilhosas histórias de encantamento e fantasia, que tanta influência têm no desenvolvimento da alma infantil, na constituição do seu imaginário. Caminho certo para os livros são aqueles momentos únicos, de intimidade e partilha, entre o pai que lê a história e o filho que a escuta com toda a atenção de que é capaz.
Lembro-me duma criança que ouvia ler histórias quase desde que nasceu e, á noite, antes de adormecer, pedia sempre e insistentemente: «lê outra vez! lê outra vez!».
Esta criança tinha tanto desejo de ser ela a ler as histórias dos seus livros que uma vez entrada na escola, adquiriu em três meses a técnica da leitura.
Ler, pois, muitas histórias às crianças, mas de uma forma atenta e comprometida; saber de que está a falar (as crianças percebem todas as distracções) é uma forma certa de despertar nelas o amor ao livro.
E, mais! O folhear dos livros, de letras muito gordas, ou só de imagens, favorece poderosamente o processo de aprendizagem da leitura. Porque as imagens falam e têm tanto para dizer que a criança percebe que só aprendendo a ler pode entrar completamente na história.
Descobrir a forma de despertar na criança o amor ao livro, pode ser tarefa fácil mas, uma coisa é certa: se ela não vir livros não pode gostar deles. Por isso, a família é o «lugar privilegiado para a criança despertar para o interesse da leitura». Se houver livros em casa, se ela se habituar, desde cedo, a vê-los e a folheá-los, se no seu quarto houver um cantinho, um pequeno espaço destinado aos seus livros, tudo isso contribuirá para que a leitura passe a ter um lugar na vida dessa criança.
Os livros, presenças permanentes, objectos preciosos com que as crianças aprendem a «dialogar, a entender, a pensar, a imaginar, a viver», tornar-se-ão companheiros fiéis e amigos indispensáveis de muitas horas de alegria e, também de tristeza e solidão.
Este «discurso» sobre o livro, vem a propósito de o Dia do Livro Infantil, que se comemora sempre a 2 de Abril ou seja, dia do nascimento de Hans C. Andersen, escritor dinamarquês de obras para crianças. Que com elas quis, certamente, ajudar os pais e os professores, a entrar na aventura e no gozo de as despertar para o gosto da leitura, «que é levá-las a penetrar no mundo das ideias, da possibilidade de julgar, de ter nas suas mãos a arte de decidir, de ir construindo a sua personalidade dia a dia».

Joaquim Carlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário