12.08.2010

O QUE É A ADASCA?

O QUE É A ADASCA?

A Associação de Dadores de Sangue do Concelho de Aveiro, mais conhecida pelas iniciais ADASCA, foi registada no Registo Nacional de Pessoas Colectivas, a 22 de Novembro de 2006, conforme atesta o respectivo Certificado emitido naquela data.
A ADASCA teve como seu principal ideólogo e impulsionador o autor deste Blog, assumindo todas as despesas dai decorrentes. A ADASCA rege-se pela total imparcialidade em matéria política e religiosa, pelas disposições dos presentes Estatutos e nos casos omissos pela legislação aplicável.
A associação tem por objectivo, a assistência médica e social a dadores e ex-dadores de sangue, a promoção de campanhas de sensibilização para novos dadores, promover campanhas de colheitas de sangue.
A associação tem ainda por objectivo a dádiva desinteressada de sangue a toda a comunidade sem qualquer distinção.
Para melhor prossecução dos seus objectivos, a Associação deverá colaborar com o Instituto Português do Sangue, Serviços de Imuno-Hemoterapia e outras entidades.
A Associação exercerá a sua actividade na área do Concelho de Aveiro e poderá constituir núcleos de associados em todas as Freguesias, conforme o caso.
Esta Associação é constituída pelos seguintes Órgãos Sociais: Direcção, Conselho Fiscal e Assembleia-Geral.
No dia 7 de Fevereiro do ano de 2007 foram oficializados os seus Estatutos, no Cartório Notarial de Aveiro na presença da Dra. Deolinda Rolo, tendo para o efeito comparecido o seguintes elementos na qualidade de sócios fundadores e componentes da Comissão Instaladora:
1 - Joaquim M. C. Carlos - Presidente,
2 - Manuel António de Castro Sá Oliveira - Vice-Presidente
3 - Isabel Maria Valente Marques da Silva - Secretária e,
4 - Annie Mary Boyder da Silva - Tesoureira.

Estes são os
primeiros elementos constantes nos respectivos Estatutos que regem a ADASCA desde o seu início até ao presente, sentindo-se a necessidade de proceder a algumas alterações. Mais tarde, outros elementos não menos relevantes do que estes vieram a integrar as actividades desta Associação, que com o passar do tempo foram-se distanciando, pelo que presentemente nenhum destes faz parte dos Órgãos Sociais existentes, o que não deixa de me incomodar bastante ainda hoje.

A Associação de Dadores de Sangue do Concelho de Aveiro - ADASCA tem a respectiva Certidão publicada no Diário da República, 2ª. Série nº. 110 de 8 de Junho de 2007, extracto nº. 3417/2007.
Há data de hoje em que estou a dar a conhecer um pouco do historial desta Associação, a mesma congrega cerca de 2.188 dadores associados de pleno direito, num período de 3 anos e 10 meses, não
pagando jóias nem cotas.
As receitas da Associação serão constituídas por:
a) - Subsídios oficiais e donativos em dinheiro;
b) - Receitas angariadas para fazer face às despesas extraordinárias;
c) - Heranças;
d) - Produtos de festas ou outras actividades associativas;
e) - Campanhas de Peditórios
f) - Outros.
A ADASCA conta ainda conta ainda com dois Embaixadores a saber: Artista Magui Mateus, natural de Vagos e o Artista João Claro, natural de Aveiro. A missão destes dois Embaixadores visa a divulgação das actividades da ADASCA como ainda a realização de espectáculos para angariação de fundos a favor desta.
A ADASCA tem sede e Posto Fixo localizados no 1º. piso do Mercado Municipal de Santiago e conta para o efeito com o apoio da Câmara Municipal de Aveiro, tanto nesta área como noutras no sentido de concretizar as suas actividades sempre abertas à comunidade no seu geral.
A titulo informativo, a sede funciona em pleno e o Posto Fixo encontra-se devidamente equipado com 4 Cadeiras para Colheitas de Sangue, ali colocadas pelo IPS, aquecedores, ventoinhas e recentemente com a oferta de um televisor.
De acordo com uma informação do Centro Regional de Sangue de Coimbra (CRSC) esta é a Associação de Dadores da zona Centro com mais resultados tem apresentado no ambito do
aumento de dádivas de sangue.
Entretanto, nem tudo são rosas, pois a ADASCA está impedida de promover Colheitas de Sangue nas seguintes Freguesias: Aradas, S. Bernardo, Oliveirinha, Senhora de Fátima, Eixo, Nariz, Cacia, Requeixo, Esgueira, Vera Cruz, S. Jacinto, embora tenha-mos deslocado por duas vezes a esta última Freguesia onde temos promovido alguns Rastreios gratuitos a favor da comunidade.
Portanto, é fácil compreende que a ADASCA está condicionada somente à Freguesia da Glória, onde surgiu no ano de 2006.
As alegações para este tipo de tratamento administrativo aplicado pela senhora Directora do Centro Regional de Sangue de Coimbra, não colhe a nossa concordância, na medida em que nos sentimos discriminados pela negativa, faz-nos crer que habitamos uma casa que não nos pertence, estamos aqui talvez por empréstimo.
As influências, compadrios, interesses mesquinhos e outras coisas mais permitem tudo isto, o que não deixa de ser vergonhoso... A ADASCA é tratada como se fosse filha de um deus menor. Afinal uns são mais iguais que outros, ou não é verdade?
Quem mais trabalha neste País menos valorizado é. De alguma forma sou levado a crer que nem o Concelho de Aveiro nem o Centro Regional de Sangue de Coimbra, são dignos da existência desta Associação, ou então votar-se ao comodismo como a maioria faz, optar ainda por cruzar os braços e aguardar que os outros façam o trabalho por nós.
Os nossos associados beneficiam ainda de cerca de 31 Protocolos sendo os mesmos extensíveis aos seus familiares mais directos. Querem mais?

Joaquim Carlos

Um comentário:

  1. Envie-nos os seus comentários
    Agradeço a colaboração de todos que desejem partilhar a suas opiniões, experiências ou ideias, quer seja na área da saúde, ou outra ciência qualquer. Blog:aveiro123-portaaberta.blogspot.com
    Pode ainda aceder ao site:www.adasca.pt

    ResponderExcluir