1.02.2011

POLÉMICA COM RECOLHA DE SANGUE EM AVEIRO

Por vezes interrogo-me seriamente, como ainda é possível eu continuar na Direcção da Associação que fiz questão de promover a sua fundação no ano de 2006, como atestam os documentos existentes, e para que a mesma se traduzi-se num Projecto viável e contínuo até aos dias de hoje?
Tenho sofrido as mais diversas infâmias e continuo a sofrer. O tratamento discriminatório que a ADASCA tem sido alvo é para mim indescritível, com a agravante de que partiram de pessoas que sempre acreditei que estavam solidárias comigo, interessadas em elevar/conduzir esta associação a um patamar social na área da saúde sem igual neste Concelho, mas, enganei-me. Na verdade, tenho saboreado longamente o paladar bem amargo da traição. Apenas lamento que essas pessoas bem falantes ainda se julgam pais da "criança" sem que em nada tenham contribuído para o seu sustento e crescimento.
A ADASCA surgiu no Concelho de Aveiro, um pouco a contra-gosto do Centro Regional de Sangue de Coimbra, pois as provas do que digo são mais que evidentes. A ADASCA no início do ano de 2007 registou adesões para a dádiva de sangue inéditas neste Concelho.
A primeira Colheita de Sangue que fiz questão de me associar na sua divulgação, e que se realizou no Salão das Florinhas do Vouga no mês de Novembro de 2006, registou uma adesão jamais conseguida em Aveiro, cujo beneficio estatístico reverteu a favor dos Lions Club de Santa Joana Princesa, quando nem sequer um cartaz foi afixado por este. Logo aqui, estamos perante um aproveitamento ilícito, com a agravante de que nesse dia fui expulso da Sala onde decorria a referida Colheita de Sangue.
Os resultados conseguidos foram considerados históricos no panorama de Colheitas de Sangue em Aveiro, depois do Hospital de Aveiro ter deixado de efectuar Colheitas.
Entre muitas outras Brigadas promovidas pela a ADASCA nos Bombeiros Velhos de Aveiro, a que se promoveu no dia 15 de Fevereiro registou cerca de 71 dádivas aprovadas!!!
A lista de discriminações é extensa. Pedimos cartazes, canetas, T-shirts, bonés, entre outro material em forma de brindes, para distribuirmos aos dadores que nos procuram, é-nos dito que já não há...
A adesão de dadores às Brigadas promovidas pela ADASCA, sofreu uma redução substancial, tendo ao longo do tempo os dadores sido convidados pelo Centro Regional de Sangue de Coimbra, a dirigirem-se para outros locais a que a ADASCA está vedada deslocar-se, neste caso ás outras Juntas de Freguesia.
Os interesses instalados e o proteccionismo que se regista em torno das Colheitas de Sangue, são disso uma prova flagrante do que acima descrevo. Os Lions de Santa Joana Princesa, e a ADASMA são disso um exemplo. Estes beneficiam de todo um trabalho intenso que tem sido desenvolvido no terreno pela ADASCA, sem que nada façam a favor dos dadores que lá se dirigem, com o beneplácito do CRSC.
O CRSC e o Concelho de Aveiro, ainda não despertaram para a dimensão social da ADASCA neste Concelho, pois tudo tem sido feito no sentido de diminuir a importância social desta associação.
Pela forma como tenho sido espezinhado, é caso para admirar como ainda é possível continuar á frente dos destinos desta associação, sem qualquer remuneração, até parece que aqui há ouro.
Os doentes merecem a minha mais profunda solidariedade humana, o mesmo já não digo em relação a certas pessoas e até instituições que de humanismo na têm para dar, só fingimento e sorrisos hipócritas.
Finalmente, tenho pela frente um assunto demasiado sério: estou a caminhar para o último ano de mandato, pois é de 3 anos, conforme os Estatutos. O que devo fazer? Ir-me embora e entregar os destinos da ADASCA a quem nada fez pelo seu crescimento? Ou vou continuar e eliminar das minha recandidatura mais de metade dos elementos que convidei para ombrear este Projecto comigo, porque se têm tornado apáticos e distantes da realidade, muitas das vezes contrários a determinadas iniciativas públicas?
Claro que os destinos da ADASCA dependem e em muito de quem tem tempo para a ela se dedicar, na medida que por cada dia que passa, torna-se mais exigente...
Presentemente a ADASCA congrega cerca de 2209 dadores associados de pleno direito, isto é, podendo candidatar-se aos seus Órgãos Sociais.
Pegar numa associação com sede e Posto Fixo devidamente equipados, não custa nada. Vou reflectir sobre tudo isto e muito mais.
A todos desejo um BOM ANO DE 2011.
Joaquim Carlos
Fundador/Presidente da Direcção da ADASCA
www.adasca.pt

NB: Claro que foram por mim cometidos alguns erros e excessos, mas, não sinto a necessidade de me arrepender de nenhum. A obra e o alcance dos resultados alcançados falam por si, todos em beneficio de quem mais necessita, neste caso os doentes.




Nenhum comentário:

Postar um comentário