12.30.2012

MÉXICO: Homens gays e bissexuais podem doar sangue


MÉXICO: Homens gays e bissexuais podem doar sangue

A lei que impedia homens que tivessem sexo com homens de doar sangue foi revogada e no Natal entrou em vigor a jeito de presente natalício.
A alteração á lei não foi muito notada, aprovada em Agosto e publicada em diário no passado mês de Outubro, entrou em vigor no passado dia de 25 de Dezembro, dia de Natal, dando assim por terminada a proibição que até então existia.
A lei anterior proibia explicitamente os homens homossexuais e bissexuais de doarem sangue com base na "lógica" que as práticas sexuais destes os tornava mais susceptíveis de contrair VIH/Sida e hepatites.
Com a nova lei a discriminação existente com base na orientação sexual desapareceu passando a lei a barrar os dadores portadores de VIH e hepatites bem como os seus companheiros, isto independentemente da orientação sexual destes.
O Reino Unido e a China também alteraram a lei recentemente, levantando a proibição existente até então de gays de doarem sangue. Nos EUA a lei com 29 anos de idade que limita os dadores de sangue com base na orientação sexual também tem sido contestada nos últimos tempos.
Em Portugal essa proibição já foi levantada, e o IPS (Instituto Português do Sangue) diz ter alterado os questionários feitos aos dadores, contudo continuam a existir relatos de discriminação em algumas dependências hospitalares, que impedem a dádiva de sangue a algumas pessoas com base exclusivamente na sua orientação sexual.

Domingo, 30 Dezembro 2012 21:34Z
Actualizado há 5 horas e 15 minutos.
by PortugalGay.pt (Portugal)

Fonte:

Postado por Joaquim Carlos
Vejamos uma questão: numa situação qualquer, um individuo necessita de uma transfusão de sangue ou seus derivados, como não existe sangue seguro, isto é, como determinam as regras, o necessitado é informado que para o salvarem, deve aceitar a transfusão de sangue de um dador gay, assim está classificado no saco. Se o/a leitor/a desta mensagem se encontra-se nessa real situação, qual era a sua decisão? Aceitava esse tipo de sangue ou não? Se posteriormente viesse a descobrir que o sangue transfundido estava contaminado com SIDA, passando a vítima de uma doença que antes não tinha contraído, a quem iria imputar a responsabilidade pelo que lhe sucedeu? A quem realizou a transfusão ou ao dador? Sangue de dador gay para doente gay, está certo? Esta é a minha opinião.


Nenhum comentário:

Postar um comentário