1.28.2013

Centros de Saúde do Distrito de Aveiro cobram Taxas Moderadoras aos Dadores de Sangue


Centros de Saúde do Distrito de Aveiro cobram Taxas Moderadoras aos Dadores de Sangue


Imagem do Centro de Saúde de Aveiro, onde se tem registado alguns atropelos no respeito pelos dadores de sangue

A Associação de Dadores de Sangue do Concelho de Aveiro - ADASCA, tem vindo a receber queixas de dadores de sangue e ex-dadores porque no acto de atendimento nos vossos serviços de consultas, são obrigados/coagidos a pagar os valores correspondentes às Taxas Moderadoras, quando a lei lhes confere a isenção, conforme a circular emitida pela ACSS.
A lei é clara sobre este assunto, pelo que não compreendemos o porquê destes procedimentos administrativos, fazendo com que muitos dadores deixem de comparecer nos locais de colheitas para efectuar a sua dádiva.

Estamos perante uma missão/trabalho de costas voltas, ou seja: as associações de dadores tudo fazem para que os dadores sejam regulares com as suas dádivas, em contrapartida nos SNS vrs. Centros de Saúde ou Cuidados Primários e extensões desrespeitam este elementar princípio.

A supracitada associação toma a iniciativa de reenviar aos vossos serviços os três anexos emitidos pelas entidades competentes, por forma a informarem-se melhor do seu conteúdo informativo que também nos é distribuído.

A quebra de dádivas no Posto Fixo da ADASCA durante o mês de Janeiro foi impressionante, deixando-nos assim profundamente preocupados. Não se podem inventar desculpas, devemos ser sérios e coerentes com as razões que motivam os dadores a comparecer nos locais de colheitas.

A razão é clara e consistente: a retirada das isenções e o seu chumbo na Assembleia da República conforme a Petição nº 89/XII/1ª referente á reposição das taxas Moderadoras dos Dadores nos hospitais, que foi chumbada no passado dia 16 do mês em curso pelo PSD e CDS é tida como a principal causa. Não podemos ficar de braços cruzados face à injustiça que está a ser praticada contra quem é solidário, sob pena de dentro pouco tempo surgirem de novo os apelos do IPST ou do ministério da saúde, quando são os principais culpados pela situação provocada.

Pedimos e agradecemos a todos os serviços dos Cuidados Primários, a melhor compreensão quando atenderem os dadores de sangue, e verificarem a validade das Declarações emitidas pelas entidades competentes, neste em concreto do IPST.

Existe a possibilidade de conceder uma tolerância aos dadores afim de estes poderem regularizar a sua situação junto das Brigadas que são realizadas nas zonas da sua residência, ou no Posto Fixo da ADASCA, fazendo posteriormente prova da mesma.

No Posto Fixo da ADASCA são realizadas 4/5 brigadas por mês, pelo que não é assim tão difícil os dadores regularizarem a sua situação. Uma boa compreensão para com este assunto, creio que ainda não paga qualquer imposto. Contamos com a vossa colaboração.

Cumprimentos,
Joaquim Carlos
Presidente da Direcção da ADASCA

Nenhum comentário:

Postar um comentário