1.03.2013

Cientistas detetam ‘superantibiótico’ escondido no sangue do panda gigante



Cientistas detetam ‘superantibiótico’ escondido no sangue do panda gigante


SAÚDE
Equipa de cientistas de uma universidade de Nanjing, na China, encontrou um antibiótico muito eficaz no sangue do panda gigante, que tem a capacidade de eliminar bactérias ou fungos. Está aberto o caminho para a criação de novos medicamentos muito poderosos.

Os investigadores da Universidade Agrícola de Nanjing levaram a cabo um trabalho que permitiu descobrir um antibiótico muito eficaz, no sangue de um panda gigante.

Esse poderoso antibiótico tem a capacidade de eliminar bactérias ou fungos, sendo que, segundo perspetivam os cientistas, está aberto o caminho para a criação de uma nova geração de medicamentos antibactérias.

Em causa está a substância ‘cathelicidin-AM’, que foi detetada na corrente sanguínea daqueles pandas. Os investigadores consideram que o composto “revelou uma actividade potencial antimicrobiana contra um amplo espetro de microorganismos, incluindo bactérias e fungos”, segundo explica o médico Xiuwen Yan, que teve a seu cargo a liderança do trabalho de investigação.

Todas as bactérias e fungos – quer nas variantes mais comuns como nas resistentes a medicamentos – foram eliminadas graças a esta substância, nos ensaios feitos na Universidade Agrícola de Nanjing.

A substância cathelicidin-AM está presente no panda gigante, depois de libertada pelo sistema imunológico do mamífero, com o objetivo de o proteger de infeções, uma vez que se trata de um animal selvagem. A ideia passa agora por aproveitar esse mecanismo de defesa do panda para o ser humano.

Foi também com a ‘ajuda’ do cathelicidin-AM que os pandas gigantes evitaram a extinção: estima-se que existam em todo o mundo cerca de 1,7 mil mamíferos, nas florestas selvagens.

Esta descoberta suscitou questões como uma procura destes animais para conseguir a substância, com riscos para os pandas. No entanto, Xiuwen Yan afasta esse cenário: é necessário um trabalho de laboratório complicado, como sintetizar de forma artificial o composto, por via da descodificação genética. E o processo só fica concluído a produção de uma outra molécula: o peptídeo.

Os investigadores pretendem agora criar um novo medicamento que funcione como um superantibiótico, para matar bactérias e ser também usado como antissético. Por outro lado, os cientistas acreditam que outras substâncias com os mesmos efeitos possam ser encontradas nos pandas gigantes ou mesmo noutros animais selvagens.

AUTOR: MIGUEL MOREIRA
QUINTA-FEIRA, 03 JANEIRO 2013 13:10


Postado por Joaquim Carlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário