10.20.2013

III Fotorreportagem da 3ª. Convenção Nacional de Dadores de Sangue em Santarém

III Fotorreportagem da 3ª. Convenção Nacional de Dadores de Sangue em Santarém






Os temas que foram apresentados pelos convencionistas despertou o interesse de todos os presentes, embora o Auditório tenha registado momentos de algum vazio, pois quem tinha que satisfazer o vício do cigarrinho, café ou o diálogo de corredor, é natural que se ausentassem da assistência, o que é normal.
As divergências, as discussões mais acaloradas, as tentativas de crer controlar as futuras Convenções, provocaram algumas agitações. Tudo foi construtivo, pois da discussão sai sempre as decisões mais justas (?).
A 4ª. Convenção vai ser realizada no ano de 2014 em Montemor-novo, cabendo à associação da Carapinheira a sua organização. 
Com alguma tristeza registo aqui neste espaço o claro divisionismo doentio reinante entre as associações de dadores, quando na verdade devia haver mais união entre si, tudo por causa da existência de duas federações.
Vive-se em paralelo um sentimento de medo. Medo de opinar, de expor os problemas de cada organismo (leia-se associação), de tomar partido, quiçá de ser marginalizado ou até de vir a perder os apoios financeiros ainda que escassos.
É do conhecimento público que a ADASCA de Aveiro foi a anfitriã da 1ª. Convenção Nacional de Dadores de Sangue em Aveiro, onde foi votada uma Moção por maioria que as futuras Convenções seriam organizadas pelas associações de dadores e nunca por qualquer federação, ainda assim há quem seja da opinião que as Convenções devem passar para o controle da Fepodabes, possibilidade que a ADASCA rejeita determinantemente.
Somos da opinião que nestas Convenções não deve haver nem dominados nem dominadores. A partir do momento que isso venha a acontecer, a ADASCA deixa marcar presença nas mesmas.
A causa principal do divisionismo existente entre as associações, deve-se à existência de duas federações, o que deve ser útil ao IPST.
Finalmente, e face ao exposto expressamos por este meio os nossos mais sinceros parabéns pela forma como a 3ª. Convenção foi organizada, a excelente gestão da ordem de trabalhos, a oportunidade dada aos convencionistas de se fazerem ouvir.
Na opinião da ADASCA ninguém ficou a perder, bem pelo contrário, todos ficaram a ganhar com ela.
As imagens divulgadas neste Blog podem ser usadas para peças jornalísticas ou outros fins na condição de engrandecer a máxima importância para a dádiva de sangue, apenas devem informar da sua utilização.

Até à 4ª. Convenção em Montemor se Deus assim quiser. A Moção apresentada pela ADASCA vai ser disponibilizada neste espaço. Todos dependemos uns dos outros.

Ame a liberdade, seja feliz.
Joaquim Carlos
Presidente da Direcção da ADASCA   
ONDE POSSO DOAR SANGUE EM AVEIRO?

NB: como devem notar, as fotos foram feitas de uma só posição porque não era conveniente o movimento no auditório, sem que tenha excluído alguém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário