12.09.2013

Imagens do Parque Infante Dom Pedro na Cidade em Aveiro (2ª.fase)

Imagens do Parque Infante Dom Pedro na Cidade em Aveiro (2ª.fase)





No local onde está o Estaleiro da obra em curso, existiram as aves exóticas e os macacos. De igual modo, foi destruído o Campo de futebol que ali existia, levando os jovens a encontrar outro paradeiro para se divertirem, tudo em nome da inovação, com muitas dúvidas à mistura.


O Parque Infante Dom Pedro ou parque da cidade de Aveiro foi sobretudo organizado a partir de 1862. Neste parque aproveitou-se a ria de Aveiro para criar um cenário de lagos e fontes com algum envolvimento de vegetação nem sempre luxuriante como se pretendia. O parque Infante D. Pedro foi, pelas primeiras décadas de 1900, espaço mimado e animado da sociedade aveirense, com festas populares, bailes e sessões musicais, existindo ainda como testemunha o belo coreto em ferro da tardia arte nova.


No Parque D. Pedro evocam-se igualmente algumas figuras da vida aveirense, com relevo para Magalhães Lima. Já pelos meados da década de oitenta, tornou-se evidente a necessidade de alargamento deste pulmão verde da cidade de Aveiro, aproveitando a funda ribeira da Baixa de Santo António que, arroteada, veio permitir o prolongamento do parque, ainda que cortado ao meio por artéria de intenso movimento. Neste espaço se implantaram, então, alguns campos de jogos sem grandes movimentos de desportistas, como convém, pela sensibilidade do espaço criado.

Postado por Joaquim Carlos
Coordenador do Projecto Imagem e Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário