1.22.2014

Fotorreportagem da Colheita de Sangue e Medula Óssea Dia 22 de Janeiro no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro (1ª. Fase)

Fotorreportagem da Colheita de Sangue e Medula Óssea Dia 22 de Janeiro no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro (1ª. Fase)
























Como é habitual da parte da ADASCA, vimos dar conhecimento dos resultados obtidos com a  Colheita de Sangue ocorrida no dia 22 de Janeiro  no Posto Fixo da ADASCA.

Assim:
- Total de inscritos: 49
- Aprovados: 44
- Suspensos: 6
- Eliminados: 0
- CEDACE: 7.

Comentários: temos vindo a assistir com profunda preocupação desde o ano 2012, a uma quebra de adesão à dádiva de sangue. As causas são diversas, sendo que a principal, está relacionada com a retirada da isenção das taxas moderadoras aos dadores de sangue nos Hospitais.

De acordo com as informações dos colegas, outras causas podem eventualmente estar relacionadas com as despesas nas deslocações, como ainda a dificuldade em ausentar-se do local de trabalho, pois temos conhecimento que existe ainda alguns empresários poucos sensíveis a esta área de solidariedade. Lamentamos, na medida em que o sangue é necessário todos os dias.

Os dadores de sangue ainda não são dispensáveis ao Serviço Nacional de Saúde, nomeadamente aos Serviços de ImunoHemoterpia, embora nem sempre sejamos respeitados como devíamos, estamos perante um grande défice de respeito. O sentimento da marginalização é doloroso...

Na nossa opinião, as brigadas de colheitas às 4ª.s feiras deviam registar maior adesão, porque decorre num horário em que facilita a ausência dos locais de trabalho e, verificamos com alguma tristeza que isso não tem acontecido. Resta-nos a esperança de que este ano o cenário se altere.

As associações de dadores de sangue a nível nacional tudo têm feito para que a isenção das taxas moderadoras, na qualidade de incentivo vs. motivação seja reposto, num gesto de reconhecimento público pela dádiva benévola de sangue, que jamais poderá ser vista como uma troca material vs. comercial ou outra qualquer, pois só os mal intencionados assim poderão argumentar.

Presentemente e com a adesão dos colegas que vão receber a presenta mensagem, a ADASCA representa cerca de 3382 dadores de sangue associados conforme os Estatutos, num espaço de 6 anos e 11 meses de existência legal, sendo assim a maior associação do género da zona centro, de acordo com a informação do Centro Regional de Sangue de Coimbra.

Podíamos ter ido mais além, ou seja, os resultados podiam ser mais elevados se certos funcionários com responsabilidades administrativas do Centro de Sangue e Transplantação de Coimbra não tivessem feito algumas patifarias. Sobre este assunto e outros serão dados a conhecer oportunamente.

O nosso sincero agradecimento a todos quantos compareceram ao longo ano de 2013 nas sessões de colheitas de sangue, promovidas e realizadas pela ADASCA, na certeza que o fizeram a pensar nos doentes que necessitam do nosso gesto solidário, muitas das vezes com sacrifício nas deslocações, nós compreendemos esse esforço, mas, há quem não o compreenda vs. valorize, esse alguém não nos respeita, marginaliza-nos, chama-se Paulo Macedo e diz-se que é ministro da saúde (?), para não falar de outros com menos revelo.

Como sempre ao dispor sou,

PRÓSPERO ANO NOVO para todos. Amem a liberdade, sejam felizes.

Joaquim Carlos
Presidente da Direcção da ADASCA
ONDE POSSO DOAR SANGUE EM AVEIRO?

Nenhum comentário:

Postar um comentário