2.25.2015

Fotorreportagem da 2ª. Fase da Campanha Solidária para com a Raquel Sarabando

Fotorreportagem da 2ª. Fase da Campanha Solidária para com a Raquel Sarabando



Foi amplamente divulgado a nível nacional a 2ª. Fase da Campanha Solidária para com a menina Raquel Sarabando, que aguarda por identificar um dador de medula compatível consigo.
À semelhança do que sucedeu no passado dia 21 do mês em curso, mais de 30 pessoas não foram atendidas pelos técnicos do CST de Coimbra, que fizeram questão de comparecer para se inscreverem como potenciais dadores de medula vs dadores de sangue, oriundas das maiores diversas localidades dos Distrito de Aveiro, incluindo Concelho de Mira, tendo provocado algum descontentamento.
A ADASCA teve o cuidado de alertar os responsáveis do CST de Coimbra, ao que parece o nosso alerta não foi levado a sério, o que não deixa de ser lamentável, Com a agravante, do atraso de que já passou a ser habitual o atraso no atendimento dos dadores.
Para efeitos de informação, damos aqui a conhecer os resultados alcançados no dia 25 de Fevereiro.

- Total de presenças: 57
- Dádivas aprovadas: 50
- Suspensões: 6
- Eliminados: 1
- Total de novos inscritos para medula óssea: 82.

Registamos menos inscritos para a doação de sangue, e a mesma quantidade para medula comparativamente com a sessão do dia 21 (Sábado) no Posto Fixo da ADASCA.
Tivemos o cuidado de transmitir nossa previsão ao CST de Coimbra, desta vez para 100 presenças. Para nossa surpresa, e de acordo com o que nos foi dado saber a previsão do CST de Coimbra era apenas para 50 presenças. Algo não está correcto, a desvalorização é total, só assim se compreendo o que sucedeu…
Faltou água, sumos e sandes, sim, aquele alimento que o IPST disponibiliza para os dadores após a dádiva de sangue. Não foram atendidas mais de 30 pessoas, o que nos causou um profundo sentimento de desagrado, se tivermos em conta, as despesas que tiveram com a sua deslocação, enquando o IPST continua a emitir apelos púbicos para que as pessoas se desloquem aos locais para doarem sangue.
Levando em linha de conta estas deficiências, a ADASCA vai prolongar a Campanha que tem vindo a decorrer, para o dia 28 de Fevereiro (Sábado), entre as 9:00 horas e as 13:00 horas, e dia 4 de Março (4ª. Feira) entre as 16:00 horas e as 20:00 horas, no mesmo local.
É típico o CST de Coimbra não apresentar desculpas às pessoas que fazem questão de ser solidárias, apesar destas não serem atendidas, assumindo assim uma atitude de desresponsabilização. Requer-se uma boa dose “paciência de Jó”…
Quanto à organização que compete à ADASCA, tudo fizemos e continuamos a fazer para que tudo decorra da melhor possível, logo, não nos podem ser atribuídas responsabilidades pelas ocorrências desagradáveis.
Claro que, não ficamos satisfeitos, mas, pouco ou nada podemos fazer para que seja introduzida alguma alteração nos procedimentos. Temos notado com frequência: o CST de Coimbra tem horário certo para terminar o atendimento aos dadores, em contrapartida raramente chega a horas ao local onde vai decorrer a sessão de colheitas. Este comportamento é desagradável, provocando assim descontentamento a quem tanto se sacrifica para ser solidário.
Estamos perante o desenrasca, o que é típico do comportamento do português. Esta é a imagem transmitida de como as coisas funcionam, tristemente. Este CST de Coimbra não satisfaz os dadores de sangue, nem os dirigentes, e não há quem coloque ordem no cenário.
Se os dadores não comparecem nos locais de colheitas, são lhes atribuídas com conjunto de justificações, menos as correctas, sacudindo a água do capote. Eu próprio sinto-me desconfortado com tudo o que tem acontecido, apesar de dar conhecimento das causas, aliás, os responsáveis sabem disso, e nada fazem para inverter os acontecimentos.
Termine-se com as expressões: inovação, aproximação, cooperação e diálogo, estas expressões podem soar bem, mas, não funcionam. Triste imagem de verniz em casquinha. Só aparências, porque a realidade é bem mais dura…
Cultura da irresponsabilidade? O desânimo é mais que evidente. Para onde caminha o CST de Coimbra? Finalmente: procurei ser fiel à verdade.

O meu estado de espírito é de profundo desânimo… ainda que não tenha culpa nos acontecimentos, apresento as minhas desculpas aos dadores de sangue, e a todos aqueles que não foram atendidos da forma mais conveniente.


Postado por Joaquim Carlos
Presidente da Direcção da ADASCA

ONDE POSSO DOAR SANGUE EM AVEIRO NO ANO DE 2015?


Nenhum comentário:

Postar um comentário