4.02.2015

Apresentação da Revista TRIBUNA da ADASCA, edição nº. 19

Apresentação da Revista TRIBUNA da ADASCA, edição nº. 19
“A liberdade de imprensa é um dos grandes baluartes da liberdade e da democracia que nunca deve ser restringida por forças ou governos despóticas.”




Caros Colegas Dadores de Sangue e Amigos!

É sempre uma satisfação levar até cada um de vós por este meio mais uma edição da Revista TRIBUNA da ADASCA (neste caso edição nº. 19), já disponível no site desta associação, que pode ser lida través do link que se segue.

Presentemente estamos a viver dois períodos de grande relevância para todos nós, a saber:

- A celebrar a Páscoa, ainda que se venha a tornar cada vez mais materialista, como se a verdadeira felicidade do ser humano se limita-se somente às coisas materiais deste mundo cada vez mais desumano, egoísta e mais cruel.

- Por fim a Primavera! Sinal de Esperança e vivacidade! Ainda que pareça um paradoxo, estamos em tempo de Dar e aceitar: dois gestos que resumem a vida humana e lhe dão mais sentido.

A vida interior de cada homem e a sua preparação para luta dão as verdadeiras dimensões neste arranjo social da existência. Viver sim. Mas viver uma vida digna, honesta, corajosa e livre de submissões, de fardos ou jugos injustos.

A diversidade de temas que esta edição reúne, espero proporcionar uma boa leitura, que ajude a reflectir sobre os mesmos. A força extraordinária do jornalismo pode mudar algumas mentalidades. É ele quem desperta as energias adormecidas, latentes, na alma humana.

Que a esferográfica do jornalista seja candeia a espargir luz, instrumento válido ao serviço da verdade, da justiça, do amor e nunca cutelo homicida a cortar os lírios da pureza que crescem nos jardins da alma humana, nem nefasto vento impetuoso que extingue o raio de luz, ou nuvem pardacenta que encobre o sol que ilumina e aquece.

A sociedade necessita de jornalismo que informe sem desvirtuar ou destruir a verdade, de jornalismo que ajude a cultivar, formar e enriquecer a inteligência humana.  É verdade que fazer jornalismo sério e construtivo exige o inconformismo de levantar a voz para combater, quando a justiça e a  verdade o exigir.

Votos de boa leitura,

Amem a liberdade, sejam felizes.
Joaquim Carlos
Presidente da Direcção da ADASCA


Nenhum comentário:

Postar um comentário