5.20.2015

Apresentação da Edição nº. 20 da Revista Tribuna da ADASCA

Apresentação da Edição nº. 20 da Revista Tribuna da ADASCA

para ler a revista basta clicar no link que se segue e aguardar

Ao ritmo dos nossos dias em que a modernidade se vence a si própria, a informação constitui um factor fundamental para o desenvolvimento individual e colectivo.
É assim que o lançamento de um jornal ou de uma revista, seja qual for o seu âmbito e direcção, constitui um desafio para quem o projecta e para quem o executa. Em constante inovação.
Ao pensarmos nos dadores de sangue em desvantagem social, a falta de informação adequada e atempada constitui um grave impedimento para o acesso a desejável participação cívica activa a qualquer nível social, económico, cultural, científico e de lazer.
Por outro lado, os comportamentos e atitudes sociais são criados em cada época por imagens que damos e recebemos nos sucessivos interfaces da nossa relação com o próximo.
Pretendemos construir em cada dia, uma nova imagem dessas pessoas solidárias através de uma informação que dê a conhecer o seu potencial, as suas experiências positivas que serão inspiradoras das atitudes desejáveis de aceitação e partilha.
Eis o nosso desafio, o que pretendemos com esta revista. Criar uma informação actualizada, uma informação participada por todas as pessoas individuais ou colectivas e dirigida a todos os sectores da sociedade, sem recorrer uma terminologia técnica.
Na história cultural da ADASCA o espaço da informação constitui sempre uma preocupação constante. As publicações da ADASCA, nas quais inclui a edição da Revista Tribuna da ADASCA, foram ao longo destes anos, afirmação dessa prioridade.
A edição de mais uma revista que agora apresentamos é a afirmação desse projecto. Hesitamos entre uma revista com custos gráficos mais elevados e, um jornal que hoje não seria mais do que uma folha.
Depende de nós mas, sobretudo de si, o “sucesso” deste contínuo desafio.
Só com a colaboração activa dos leitores conseguiremos que esta revista venha a ser:
- Um espaço que nos interpele e faça reflectir.
- Um espaço que seja um caminho aberto à mudança de atitudes, pelo melhor conhecimento das pessoas e das situações envolventes à dádiva de sangue.
- Um espaço que nos prepare para desafios mais amplos colocados pela Europa e pelo Mundo.
- Um espaço sem ideologias e preconceitos, mas que, sendo plural sirva o/a dador/a de sangue, a família e a sociedade. Quanto mais abrangente possível.
- É contando consigo que lê esta mensagem, que acreditamos que neste desafio apesar de difícil é possível.
(...) o tempo o dirá.

Boa leitura, esperamos que os leitores tirem o melhor proveito.

Amem a liberdade, sejam felizes.

Joaquim Carlos
Presidente da Direcção da ADASCA

ONDE POSSO DOAR SANGUE EM AVEIRO DURANTE O ANO DE 2015?


Nenhum comentário:

Postar um comentário