6.04.2015

Plataforma quer voz junto do Governo pela valorização da dádiva de sangue


Plataforma quer voz junto do Governo pela valorização da dádiva de sangue


A Gafanha da Nazaré foi "palco" do registo da Plataforma Nacional Independente de Dadores de Sangue e Medula Óssea. Trata-se de uma Plataforma de Reflexão que procura ganhar "peso e voz" junto da Administração Central. Estão inseridos neste grupo clubes Lions, agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas, Clubes Rotários, Bombeiros, instituições de Empresa, Promotores da Dádiva, Centros Paroquiais e personalidades com provas dadas na Dádiva de Sangue. A questão da isenção no pagamento de taxas moderadoras e o estatuto do dador estão entre as prioridades de quem pretende lutar por melhores condições. Esta Plataforma é extensiva a todo o território nacional e estará representada nas Convenções Nacionais de Dadores de Sangue. José Passos, um dos fundadores da plataforma que esteve na cerimónia de registo na Gafanha da Nazaré, fala de um universo de 180 mil dadores de sangue em Portugal que não tem o mínimo de compensação pela dádiva (com áudio). - See more at:http://www.terranova.pt/noticia/sociedade/plataforma-quer-voz-junto-do-governo-pela-valorizacao-da-dadiva-de-sangue#sthash.MngYc6F3.dpuf


Noticia do dia 4 de Junho de 2015

Plataforma de Dadores de Sangue e Medula Óssea concretiza legalização jurídica



A Plataforma Nacional Independente de Dadores de Sangue e Medula Óssea assina hoje, em Ílhavo, pelas 11h30, a sua legalização jurídica.

Fica assim concretizada mais uma fase desta Plataforma da qual vão fazer parte integrante algumas figuras históricas do mundo da dádiva de sangue.

A partir de hoje todos os dadores de sangue / medula óssea, e instituições que queiram aderir a este projeto devem fazer a sua adesão através do endereço electrónico plataforma.dadores@gmail.com, ou através dos contactos 930 525 106 ou 914 271 151.


A Comissão Instaladora compromete-se a dar “um novo impulso à Dádiva de Sangue e Medula Óssea”  e “Dignificar o Dador”.

A Plataforma Nacional Independente de Dadores de Sangue tem uma página oficial no facebook aberta a todos para se exprimirem, apresentar sugestões, ajudar a valorizar o Dador e a Dádiva como ainda o seu reconhecimento no SNS e, pugnar pela reposição da isenção das taxas moderadoras nos hospitais públicos.

Em comunicado pode enviado pela Comissão Instaladora, pode ler-se “esta Quinta-feira significa para nós um virar a página na dádiva de sangue, nada mais será como dantes, o futuro começa aqui”.


Plataforma de dadores de sangue e medula óssea nasce esta quinta-feira em Ílhavo
04 Jun 2015, 00:01

Está agendada para amanhã, pelas 11:30 horas, a formalização da Plataforma Nacional Independente de Dadores de Sangue e Medula Óssea.

O processo de legalização jurídica será concluído na Gafanha da Nazaré, Ílhavo, através de registo em cartório notarial.

"Assim, estará concretizada mais uma fase desta Plataforma que para muitos não passava de uma miragem ou de meras intenções da qual vão fazer parte integrante algumas figuras históricas do mundo da dádiva de sangue", refere um comunicado.

Está aberta a inscrição de dadores de sangue / medula óssea e instituições que queiram aderir a este projecto que surge para "dar novo impulso à dádiva" benévola e a "dignificar o dador".

Tags: Notícias Relaccionadas

Plataforma Independente promete lutar pelos direitos dos dadores


Publicado a 25 JAN 15 às 11:16
A Plataforma Nacional Independente dos Dadores de Sangue e Medula Óssea é constituída hoje em Aveiro para reivindicar junto da tutela e do Instituto Português do Sangue e da Transplantação benefícios prometidos há vários anos e que continuam por concretizar.
A plataforma quer dissociar-se das duas federações nacionais, que considera resignadas à vontade da tutela e do Instituto Português do Sangue e da Transplantação, e lutar por aquilo que diz serem direitos dos dadores de sangue.
Em cima da mesa vão estar assuntos como o estatuto do dador de sangue, a isenção do pagamento de taxas moderadoras em hospitais e o seguro do dador.
«Se tenho um episódio qualquer nas urgências de um hospital, o dador de sangue é obrigado a pagar um valor que não devia. Paga para ser solidário», assegura Joaquim Carlos, da Plataforma, que considera que esta é uma das causas para a diminuição do número de dadores em Portugal.
Outro bom motivo para aumentar as dádivas seria a concretização do seguro do dador. «Tem que se transformar numa realidade, mas com este governo tenho sérias dúvidas. Já ouço falar no seguro do dador há 30 anos», acrescenta.
Joaquim Carlos diz também que há empresas que não cumprem a lei e impossibilitam que o dador se ausente do local de trabalho para dar sangue. «Diz a lei que o dador não deve ser penalizado por isso, mas sabes que há empresas que os fazem. Isto devia mexer como um alfinete na consciência dos empresários porque eles também são seres humanos», afirma.

Miguel Midões


PLATAFORMA NACIONAL INDEPENDENTE DE DADORES DE SANGUE E MEDULA ÓSSEA CRIADA ESTA QUINTA-FEIRA


A Plataforma Nacional Independente de Dadores de Sangue e Medula Óssea vai ser criada oficialmente esta quinta-feira, 4 de junho, anunciou a Associação de Dadores de Sangue do Concelho de Aveiro (ADASCA).

A Plataforma visa agrupar os dadores de sangue e de medula óssea e as instituições da área, bem como "dar um novo impulso à dádiva de sangue e medula óssea" e ainda "dignificar o dador".
Todos os dadores de sangue/medula óssea e instituições que queiram aderir a este projeto devem fazer a sua inscrição através do e-mail plataforma.dadores@gmail.com, ou dos contactos 930 525 106/914 271 151, indica a ADASCA.




Nenhum comentário:

Postar um comentário